PT EN

“Como assim? Vocês conhecem o meu percurso profissional. Eu sou uma de vocês. Eu já fiz parte dessa casa.”

Partilhar

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Foi este o meu pensamento quando a AAUMinho me desafiou a dar-lhes a conhecer o meu percurso profissional. A verdade é que já se passaram mais de 6 anos desde que deixei de fazer parte da AAUMinho (se é que alguma vez se deixa de fazer parte de uma tão nobre associação académica).

Comecemos pelo início.

Sou alumni da Universidade do Minho – foi aqui que completei a Licenciatura em Economia e o Mestrado em Economia Industrial e da Empresa – e demorei até deixar de passar os meus dias dentro do campus. Não porque demorei a terminar o curso, mas porque dediquei algum tempo ao NIPE – Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais e, feliz dia esse, abracei em simultâneo a possibilidade de colaborar com o LIFTOFF – Gabinete do Empreendedor da AAUM. Aqui comecei a perceber e a operacionalizar todos os passos que devem ser respeitados em projetos de empreendedorismo, colaborei na organização de dezenas atividades nas quais participaram milhares de pessoas e que contaram com a colaboração de centenas de empresas. Que aprendizagem! E foi com esta experiência que comecei a desenhar um percurso fortemente ligado à transformação de ideias em negócios.

Além de estar nos bastidores como muleta de quem tentava implementar os seus projetos empreendedores, comecei também a ser chamada a sensibilizar os estudantes (e não só) para a necessidade de desenvolverem soft skills obrigatórias a qualquer empreendedor (por conta própria ou de outrem) e a passar-lhes algumas ferramentas úteis. Assim, intervim em dezenas de palestras de empreendedorismo, workshops e ações de formação. A ligação ao meio académico esteve sempre presente. A sorte que se tem quando a nossa atividade profissional nos permite continuar a estar perto dos estudantes. Fiz parte da equipa que implementou um projeto de apoio ao empreendedorismo a nível regional, tendo acompanhado cerca de 1400 empreendedores em poucos meses. Seguiu-se a gestão de um projeto que visava promover a competitividade e captação de investimento na região Norte, através do apoio à gestão das áreas empresariais e serviços de acompanhamento personalizado para investidores nacionais e internacionais.

Tudo isto me levou ao projeto no qual estou atualmente. Colaboro com a Divisão de Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo do Município de Esposende, minha terra, coordenando a atividade da START Esposende | Incubadora e Agência de Investimento. Um projeto inovador que acompanha a realidade das atuais exigências dos empreendedores e dos empresários, enquanto se assume como uma agência de investimento, capaz de atrair novos projetos empresariais, geradores de riqueza e emprego. Um projeto integrador que pretende disponibilizar ferramentas e serviços de natureza técnica, em simultâneo com a promoção do nosso território, evidenciando as nossas excepcionais capacidades e condições de fixação de investimento, de criação de empresas e de fixação de pessoas.

Que todos consigam encontrar projetos nos quais são felizes!

Joana Barbosa
Coordenadora START Esposende

Bem-vindo de volta!

Este website utiliza cookies para melhor a experiência de navegação. Ao continuar navegar no website estará a consentir a sua utilização.

Ver termos e condições.